segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pr. Ciro Sanches Zibordi adimite não saber explicas Lucas 16. 9




Na IXEBORN o pastor Ciro Sanches é surpriendido com uma pergusta intrigante, confira abaixo:










Por causa dos meus trabalhos literários — que estão com os prazos “estourados” —, não tenho podido escrever artigos para este blog. Mas resolvi abrir um parêntese para compartilhar uma experiência que pode ser útil a quem, ao ministrar a Palavra de Deus, é “bombardeado” com perguntas difíceis.

Recentemente, fui obrigado a dizer “não sei” a uma pergunta, diante de um grande auditório. Às vezes, ficamos decepcionados por não atendermos às expectativas dos que nos indagam, e há casos em que até, constrangidos, pedimos um tempo para dar uma resposta melhor. Entretanto, o que fazer quando estamos diante de uma questão que nem os eruditos têm conseguido responder?

Durante a IX EBORN — Escola Bíblica do Oeste do Rio Grande do Norte —, realizada pela Assembleia de Deus em Mossoró, no Rio Grande do Norte, presidida pelo pastor e amigo Martim Alves, este me pediu que dedicasse uns trinta minutos para responder a qualquer tipo de pergunta do auditório. Aceitei o desafio, respondendo a várias perguntas, todas muito difíceis. Mas a uma delas tive de responder: “não sei”. E não me arrependo de ter feito isso.

A pergunta foi a respeito Lucas 16.9. Como não me lembrava do conteúdo dessa passagem, resolvi lê-la diante de todos: “E eu vos digo: granjeai amigos com as riquezas da injustiça, para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos”. Na medida em que lia o texto, pedia graça a Deus, em espírito, para que eu pudesse responder a essa dificílima pergunta.

Confesso que, ao chegar à minha casa, inconformado, voltei a consultar vários comentários a respeito de Lucas 16, mas nenhum deles me convenceu quanto a real significação das palavras contidas no versículo 9. Só encontrei especulações. Também tornei a ler e reler essa passagem, em grego, juntamente com o seu contexto, comparando várias traduções, em outros idiomas, e não cheguei a uma conclusão segura.

A melhor resposta para o aludido versículo, a qual, aliás, citei na escola bíblica de Mossoró-RN — juntamente com o meu “não sei” — foi a que está contida na primorosa obra A Bíblia Através dos Séculos, do mestre Antonio Gilberto: “Lucas 16.9. Esta é de fato uma dificuldade bíblica, que, pelo menos o autor [Antonio Gilberto] não sabe explicar. A leitura em grego leva para a forma interrogativa. Isso pode ajudar a resolver a dificuldade” (CPAD, p.195).

Diante do exposto, vou continuar estudando a passagem de Lucas 16.9, sempre tendo em mente que as coisas encobertas pertencem ao Senhor (Dt 29.29).



Fonte: Blog do Ciro

Nenhum comentário:

Postar um comentário