quinta-feira, 20 de agosto de 2015

2ª Timóteo 4; 8: Comentado pelo irmão Francisco Amancio

2 Timóteo 4:8 - Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

DESDE AGORA. No texto anterior o autor havia descrito sobre o seu estado emocional e mental, quanto ao seu ministério, no tocante a realizar a obra de Deus e exercer plenamente a sua fé, confiança e esperança no Senhor. Porem, sentindo-se confortável no que diz respeito a ter completado sua carreira cristã, o escritor se declara pronto a chegar como bem-aventurado na presença daquele que o havia chamado e ao mesmo tempo feito promessas de galardões e da vida eterna.

A COROA DA JUSTIÇA. O apóstolo usa de uma metáfora militar para representar um membro das forças armadas que cumpre fielmente sua missão, e que é condecorado perante todos que fazem parte da corporação pela maior autoridade do quartel, com honras devidas pela sua dedicação e capacidade. No caso do ministro do evangelho que faz a obra do reino de Cristo com dedicação e esforço absoluto, seu prêmio e seu galardão terão o reconhecimento do Deus de justiça perfeita, que é justo em tudo.
ME ESTÁ GUARDADA. Esta coroa da justiça da qual escreve o apóstolo, diz respeito à recompensa devida conforme o mérito daquele que executa com lealdade sua missão determinada e proposta por aquele que o chamou e comissionou. No caso de Paulo, ele tinha plena consciência do cumprimento do dever para o qual foi delegado por Cristo de quando o resgatou do judaísmo e o fez ministro no cristianismo, o enviando ao mundo gentílico, como missionário transcultural, e servo do Senhor e da igreja.

A QUAL, O SENHOR, JUSTO JUIZ. A qual se refere à coroa da justiça sobre a qual o autor cita neste mesmo texto do evangelho. Essa coroa da justiça simboliza o reconhecimento justo e reto pelo trabalho prestado em prol do reino de Cristo. O Senhor, geralmente nas páginas do novo testamento se refere a Cristo e o seu senhoril sobre tudo e sobre todos, mas, também diz respeito ao Deus pai. O justo juiz, é bem provável que também se refira a Cristo, que há de galardoar seus servos.
ME DARÁ NAQUELE DIA. O apóstolo se movia pela sua convicção de que seus trabalhos e atividades em prol do reino de Deus seriam reconhecidos pelo Senhor Jesus, a quem ele chama de justo juiz, porque é classificado de justiça de nossa. A expressão “naquele dia” diz respeito ao dia da vinda do Cristo de Deus em que ele voltará para arrebatar os remidos. Como também se refere ao dia em que todos os servos do Senhor Jesus haverão de comparecer perante Cristo (2 Coríntios 5:10).

NÃO SOMENTE A MIM. Com essa mensagem o apóstolo Paulo, que era experiente estava incentivando ao jovem ministro da igreja em Éfeso para que se empenhasse cada vez mais em executar sua missão como embaixador no reino de Cristo. Ao mesmo tempo em que encoraja a todos os que trabalham em prol da obra de Deus a se esforçarem por cumprirem com máximo de diligência e disposição a chamada.

MAIS A TODOS QUE AMAREM A SUA VINDA. A igreja primitiva não tinha noção do hiato de tempo que havia entre a ascensão de Cristo e a sua volta para arrebatar a sua igreja que ele remiu com seu sacrifício de amor. E este fato, foi importante, porque sempre a igreja viveu na expectativa do retorno do mestre, e isso sempre provocou mais fidelidade e dedicação em todos que amam a vinda do Mestre amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário