segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Governo anuncia que cortará dez ministérios

Oito meses depois de assumir seu segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff decidiu admitir uma óbvia questão: o governo tem ministérios demais. Pressionado a tomar parte no aperto fiscal que por ora tem afetado apenas o cidadão comum, o Palácio do Planalto anunciou nesta segunda-feira que dará início a uma reforma administrativa que incluirá o corte de dez ministérios. Na campanha eleitoral do ano passado, Dilma defendeu o atual número de pastas dizendo que elas fortalecem demandas de minorias e não trazem despesas consideráveis ao governo.

Em entrevista concedida no Palácio do Planalto, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou que, com menos ministérios, será possível também reduzir o número de cargos comissionados e de secretarias. Barbosa não informou quais pastas serão cortadas, mas disse que o processo se dará até setembro. O objetivo da ação, de acordo com o ministro, é melhorar a "gestão pública". Atualmente, a presidente Dilma Rousseff tem no primeiro escalão do governo 39 cargos com status de ministro.
Barbosa falou a jornalistas ao lado do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, depois da reunião semanal de coordenação política com a presidente Dilma Rousseff. O encontro se deu em meio a especulações sobre o desembarque do vice-presidente Michel Temer do posto de articulador político do governo. "O objetivo da reforma administrativa é o aumento da produtividade no setor público", afirmou Barbosa. O ministro afirmou que o governo vai avaliar com todos os órgãos envolvidos quais ações serão tomadas.
Participaram da reunião desta segunda também o vice-presidente e os ministros da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo; da Casa Civil, Aloizio Mercadante; da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva; da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha; da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto e das Comunicações, Ricardo Berzoini.

Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário