quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Jesus é o Quinto Entre os Mais Admirados pelos Brasileiros. Tendência ao Secularismo?


Depois da divulgação da lista das personalidades mais admiradas pelos brasileiros na qual Jesus Cristo figurou em quinto lugar, líderes religiosos discutem a tendência da secularização em um país onde a maioria é autodeclarada cristã.

O site da revista “Forbes” publicou esta semana uma pesquisa realizada pela UK 's Future Poll, empresa internacional de pesquisas de consumo e mercado, mostrando os dez nomes mais admirados pelos brasileiros.

O primeiro da lista é o apresentador do SBT, Silvio Santos, que completou 80 anos na última segunda-feira. Recentemente, ele foi cotado para se tornar o garoto-propaganda da cerveja Devassa.

Em segundo lugar, ficou o gigante da informática Bill Gates, o homem mais rico dos Estados Unidos. Após ele, aparece o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. A revista ressalta ainda que o ex-presidente já foi apelidado por Barack Obama como "o político mais popular da Terra".

A lista segue com a atriz Angelina Jolie,que foi eleita recentemente a mulher mais elegante do mundo e teve sua estreia como diretora e roteirista de um longa sobre a Bósnia.

Na quinta posição, Jesus Cristo, fechando a lista dos 5 primeiros.

Johnny T. Bernardo, do Instituto de Pesquisas Religiosas, INPR, disse ao The Christian Post que considera esta lista uma mostra da tendência mundial de secularização.

“O Brasil, assim como outros países do mundo, caminha a passos largos para o secularismo. A sociedade consumista busca algo novo, algo alheio à fé e a religiosidade. Associada ao espírito capitalista que caracteriza a sociedade moderna, existe um profundo vazio que é preenchido de acordo com a necessidade de cada pessoa”.

Além de divulgar os nomes mais admirados pelos brasileiros, a UK's Future Poll revelou na pesquisa que foi encomendada pelo whisky Johnny Walker, que a maioria dos entrevistados não acredita que ser feliz e bem sucedido está diretamente ligado a acumular muito dinheiro. No entanto, todos os nomes presentes na lista, excluindo Jesus Cristo, são milionários.

Para o Reverendo Augustus Lopes Mackenzie, os brasileiros tentaram ser politicamente corretos ao darem esta resposta, sem serem francos. “Os indícios de que todos desejam ser ricos estão em todo lugar. A própria teologia da prosperidade, que domina grande parte dos que se chamam evangélicos neopentecostais, é uma teologia que promete felicidade mediante o sucesso financeiro. Não somente a sociedade, como também a igreja evangélica está profundamente influenciada pelo materialismo e secularismo que predomina no mundo ocidental hoje,” contou ele ao CP.

Johnny reforçou ainda que “a sociedade consumista busca algo novo, algo alheio à fé e a religiosidade. Associada ao espírito capitalista que caracteriza a sociedade moderna, existe um profundo vazio que é preenchido de acordo com a necessidade de cada pessoa”.

No entanto, o Reverendo fez questão de reforçar que “todavia, Deus nunca deixou de ter uma igreja fiel que o ama e serve acima de todas as coisas”.

O site não apresentou a lista completa. O piloto Ayrton Senna conquistou a sétima posição, enquanto Ronaldo e Pelé, dois dos jogadores de futebol mais famosos do mundo, ficaram com a oitava e décima posição, respectivamente.


Fonte: THE CHRISTIAN POST

Nenhum comentário:

Postar um comentário